O nome Amazônia deriva de "amazonas" que eram guerreiras mitológicas. Segundo a lenda, as amazonas pertenciam a uma tribo comandada por Hipólita que não aceitava homens: as crianças de sexo masculino eram mortas ao nascer.
Amazona significa sem seio, em grego, porque a lenda também dizia que tais mulheres cortavam o seio para melhor manejar os arcos. A lenda foi transportada para a América do Sul pelos conquistadores espanhóis, pioneiros na exploração do Rio Amazonas que, ao se depararem com índias guerreiras (em contraste com a cultura européia, na qual a mulher tinha apenas funções domésticas), acreditaram terem finalmente encontrado as amazonas.
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Presidente da Paratur visita Alter do Chão
Luiz Souto, presidente da Companhia Paraense de Turismo - PARATUR, visitou Santarém no período de 18 a 20 de junho. Na oportunidade em que veio participar de reunião com os secretários municipais de turismo de Santarém e Belterra sobre as ações do PRODETUR, o presidente esteve em Alter do Chão, onde se reuniu com as coordenações do Sairé 2010 e dos Botos nas dependências do Beloalter Hotel.
De Alter do Chão, Luiz Souto viajou para Manaus, onde participou de reuniões sobre o PROECOTUR e os investimentos em infraestrutura turística nos estados da Amazônia, dirigindo-se a Brasilia posteriormente, para novos contatos.
De Alter do Chão, Luiz Souto viajou para Manaus, onde participou de reuniões sobre o PROECOTUR e os investimentos em infraestrutura turística nos estados da Amazônia, dirigindo-se a Brasilia posteriormente, para novos contatos.
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Tucunaré no escabeche
Sabe aquele peixe que delicioso que a gente só encontra na Peixaria Rayana e que dá gosto de apreciar? Pois é, embora não tenha comparação, o Encantos de Santarém postou esta receita pra ser feita em casa, e já que hoje é quinta-feira, fica a sexta pra comprar o peixe no Mercadão 2000 e preparar no fim de semana que vem por aí!
Todos os créditos pra Fátima Almeida, que descreve o preparo da receita:
Tucunaré ao Molho Escabeche
01 kg de tucunaré em postas (ou inteiro, mas precisa de uma frigideira grande pra fritar)
03 tomates médios
03 cebolas médios
01 maço de cheiro-verde (cebolinha, coentro, ou ervas a gosto)
01 colher de sobremesa de azeite de oliva
suco de 3 limões
sal e pimenta-do-reino a gosto
02 colheres de molho de tomate
Toque do chef: trigo para empanar o peixe
Modo de Preparo
Cortar o tomate e a cebola em rodelas e picar a cebolinha. Tempere o peixe com o limão, sal e pimenta do reino. Depois de deixar o peixe "pegar" o tempero, enxugue e passe no trigo. Frite em óleo bem quente.
Após fritar escorra o excesso de óleo do peixe. Em outra panela refogue a cebola e o tomate no azeite. Coloque o molho de tomate e uma xícara de água. Quando reduzir um pouco, acrescente o peixe frito, o cheiro verde, a cebolinha e o coloral. Deixe apurar e depois de uns 5 minutinhos vai estar pronto pra servir.
Sirva com arroz branco, uma farofa e, se desejar, com salada crua.
Gostou? Comente! Quinta-feira tem mais.
Bom apetite.
Transporte para Alter do Chão no Sairé 2011
Santarém ganhou um serviço diferenciado em transporte turístico em Santarém. Agora é possível desfrutar de seus encantos como a belíssima Praia de Alter-do-Chão no Sairé 2011 com a certeza de segurança e qualidade através dos serviços da "Almeida Receptivos".
Serviços: - Transfer Aeroporto-Hotel
- Transfer Aeroporto-Hotel-Aeroporto
- Transfer Aeroporto-Alter-do-Chão
- Transfer Aeroporto-Alter-do-Chão-Aeroporto
- City Tour
- Transporte executivo
O diferencial da Almeida Receptivo está na acolhida ao turista com seriedade, confiança e no transporte de qualidade.
Caminhando pela história - Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
A bela história de Santarém começa com a primeira notícia que se tem do contato do homem "civilizado" e os índios Tupaiús ou Tapajós. Nurandaluguaburabara seria o chefe dos Tupaiús, citado pelo monge dominicano Frei Gaspar de Carvajal que fazia parte da expedição de Francisco Orellana pela região, em 1542.
Em 1626, novos habitantes na região chegam à região, na maioria portugueses. O começo da povoação de Santarém foi marcado pela luta de terras entre índios e brancos, havendo registros de que a Travessa dos Mártires, rua que fica no centro da cidade e tem este nome até hoje, fora assim titulada em homenagem àqueles índios que teriam resistido aos ocupantes recém-chegados.
Santarém foi fundada pelo Pe. João Felipe Bettendorff, em 22 de junho de 1661, recebendo o nome em homenagem à cidade Portuguesa de Santarém.
Logo ao chegar, o fundador construiu, de taipa, a primeira capela de Nossa Senhora da Conceição, bem próxima ao rio. Na história das cidades amazônicas, a maioria tem seu "centro" nas proximidades dos rios, já que estes eram os caminhos percorridos pelos colonizadores e as suas beiradas logo eram ocupadas e habitadas.
Assim, a capela resistiu e se tornou uma igreja que, anos depois, viraria um dos mais belos cartões postais da cidade.
Sairé 2010
Após os rumores de mudança na data da maior festa folclórica do oeste do Pará, o Sairé, para o terceiro domingo de setembro, a data foi definida pela coordenação da festa. Ocorrerá no tradicional segundo fim de semana do mesmo mês. Ainda bem!
Isto porque a demanda por hotéis e serviços neste período do ano na Vila Balneária de Alter do Chão é enorme e, ao mês de agosto os hotéis e pousadas podem chegar aos 90% de lotação.
Imagine se a data mudasse? Então confirmando: o Sairé 2010, a festa mais esperada pela vila Borari será do dia 9 ao dia 12 de setembro de 2010.
Entenda mais:
Existem dois momentos na festa do Sairé: o primeiro se refere ao rito religioso, quando a comunidade segue às matas próximas a procura de mastros (troncos de árvores) para trazê-los até a praça do Sairé onde ficarão até o término da festa enfeitados na praça como símbolo de agradecimento e devoção.
O segundo momento é a festa profana celebrada com a disputa dos botos Tucuxi e Cor-de-rosa no Sairódromo (local da festa). As danças e alegorias surreais tipicamente amazônicas encantam os turistas que vêm de todo o Brasil assistir à esta bela festa.
Assinar:
Postagens (Atom)