quinta-feira, 22 de julho de 2010

Caminhando pela história - Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição


A bela história de Santarém começa com a primeira notícia que se tem do contato do homem "civilizado" e os índios Tupaiús ou Tapajós. Nurandaluguaburabara seria o chefe dos Tupaiús, citado pelo monge dominicano Frei Gaspar de Carvajal que fazia parte da expedição de Francisco Orellana pela região, em 1542.

Em 1626, novos habitantes na região chegam à região, na maioria portugueses. O começo da povoação de Santarém foi marcado pela luta de terras entre índios e brancos, havendo registros de que a Travessa dos Mártires, rua que fica no centro da cidade e tem este nome até hoje, fora assim titulada em homenagem àqueles índios que teriam resistido aos ocupantes recém-chegados.

Santarém foi fundada pelo Pe. João Felipe Bettendorff, em 22 de junho de 1661, recebendo o nome em homenagem à cidade Portuguesa de Santarém.

Logo ao chegar, o fundador construiu, de taipa, a primeira capela de Nossa Senhora da Conceição, bem próxima ao rio. Na história das cidades amazônicas, a maioria tem seu "centro" nas proximidades dos rios, já que estes eram os caminhos percorridos pelos colonizadores e as suas beiradas logo eram ocupadas e habitadas.

Assim, a capela resistiu e se tornou uma igreja que, anos depois, viraria um dos mais belos cartões postais da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário